segunda-feira, julho 28, 2008

ROMA, Itália - ASCENSÃO E QUEDA, QUEDA,...


População: 2.700.000

Se existe um lugar no mundo que influenciou diretamente a história da humanidade este lugar é Roma.
Fundada em 753 antes de Cristo por Romulo e Remo, cuja lenda dos gêmeos abandonados e amamentados por uma loba todos já ouviram ao menos uma vez na vida,  também foi o berço do Império Romano que é tido como muitos historiadores o maior e mais poderoso império que já existiu na face da Terra. Império que gerou apelidos para a atual capital italiana como "capital do mundo" e "cidade eterna".

Tanto peso histórico transforma completamente a experiência de visitar Roma.
Será que foi aqui mesmo que gladiadores lutavam com leões na arena lotada?
Será que foi daqui que imperadores declararam guerras e administraram paz?
Será que foi aqui que Júlio César disse "até tu Brutus"?
Será que foi daqui que Crasso partiu para cometer seus erros e gerar a expressão usada até hoje?
É difícil de acreditar que tanta coisa que marcou a história da humanidade tenha partido desta cidade. Também difícil de acreditar que inúmeras construções que datam desse período tão antigo estejam tão mal conservadas. Um punhado de garrafas de plástico jogado no Foro Romano, outro tanto de papel no Coliseu e vai indo Império Romano afora. Não que não tenha visto lixo no chão em outras cidades que visitei até então, mas no chão de uma construção milenar é simplesmente triste e assustador. Um bocado de descaso com a história da humanidade.

Impossível não ficar impressionado com o Coliseu e imaginar aquela construção lotada com 55 mil pessoas.
Onde foi parar o povo que foi capaz de construir um império tão impressionante? Construções tão assustadoras e maravilhosas?
Onde foi parar o povo do Renascimento, que criou a fantástica Capela Sistina? Que também construiu Pallazo's e Piazza's?
Como simplesmente acabou??? Acabou em pizza??? Acabou na máfia da Sicília? Ou acabou nas mãos de Silvio Berlusconi?
Se a teoria de que os egípcios no seu período áureo eram na verdade extra terrestres com tecnologia mais sofisticada e etc, difícil acreditar que o mesmo não se aplica aos romanos. Um povo que conseguiu erguer um império no passado é incapaz atualmente de manter a organização que se espera de um país desenvolvido.

O Império Romano acabou com a invasão dos bárbaros... hoje a invasão continua, mas é a vez de pessoas de todo o mundo invadirem Roma. Sejam como turistas, sejam como imigrantes ilegais, sejam como traficantes, seja como for.
Com a invasão houve a queda do Império. Queda que parece perdurar atualmente pós Mussolini, pós Guerras Mundiais, pós reconstrução. Seja pelos produtos piratas comercializados nas ruas por imigrantes, seja pela baixa qualidade de vida da população mais pobre. Qualquer semelhança... não é mera coincidência.

Roma que "hospeda" o país Vaticano também é a Roma que alimenta sem parar o pecado da gula através das pizzas, massas e gelatos em abundância.

Roma da Dolce Vitta. Apesar dos pesares é doce e bela.

Roma é simplesmente única! Foi uma estrela no centro do universo em seu passado e atualmente ainda consegue brilhar de alguma forma.







Castelo de Sant' Angelo - construção do período da Roma Antiga






La Vitta è BELLA - A vida é bela, ao som de banda militar.












Vaticano - Missa mais do que especial.












Panteon - A mais bem preservada construção Romana.








Fontana Di Trevi - lugar especial. Muitas moedas e pedidos. US$3.000 por semana em moedinhas. Mas vai pra doação... ouvi falar.



Foro Romano




Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II e também Túmulo do Soldado Anônimo










COLOSSEUM - Se estivesse um pouco mais conservado estaria perfeito. Mas só de imaginar 55 mil pessoas numa tarde de domingo pra uma partida Gladiador x Leão... de arrepiar. 







Uno Cono Piccolo per favore signorino... 





Do you have McDonalds in the airport? McDonalds!?!?!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.