terça-feira, julho 29, 2008

GRECIA - Ελλάδαe - Da salada ao Olimpus

População: 750.000



Depois de Roma é hora de progredir na viagem e regredir na cronologia histórica da humanidade visitando Atenas, uma das cidades mais antigas do mundo com aproximadamente 3 mil anos de vida.

 

Apesar de tão velha, a capital grega não perdeu seu charme. Inúmeros foram os momentos que ela lembrou a Paulicéia desvairada, mas uma São Paulo melhorada, com uma boa estrutura de transporte público, sem violência, mas com um pouco de poluição e caos como tempero nessa salada grega.

 

Bom saber que as aulas de matemática também serviram para aprender a ler em grego.




Os Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, sem dúvidas deixou um legado muito positivo. Linhas de metrô modernas atendendo com eficiência as necessidades de turistas e moradores. Uma estrutura turística impressionante. Ver tudo isso em uma cidade do porte de Atenas é simplesmente inacreditável que São Paulo com seus milhões e milhões de habitantes tenha somente poucos kilometros de metrô em 3 linhas e uma quarta linha ligando nada a lugar nenhum.



Na base da Acrópole, sentado no teatro de Dionísio (deus do vinho), primeiro teatro de pedra construído e berço do drama, da arte dramaturgica, da tragédia e da comédia, momento de pensar em tudo que você já ouviu falar sobre a Grécia, desde as aulas de história do ginásio e cursinho até os episódios do desenho Cavaleiros do Zodíaco.







 

Subir o morro da Acrópole se faz necessário, subir para encontrar o fantástico Partenon, subir para ver as outras edificações da Grécia antiga que fazem parte do complexo, subir para apreciar a vista de Atenas de hoje ali embaixo pisando ali em cima na Atenas gloriosa, milenar. A Atenas dos prédios, avenidas pavimentadas e veículos automotores na sua frente e pedras, rochas, árvores e arquitetura da Grécia antiga atrás. Subir ao topo mais alto para ficar mais próximo dos deuses. Para um encontro com Zeus, Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Hades, Hermes, Poseidon e todos os outros protagonistas da mitologia grega. 













No berço da democracia é preciso eleger visitar uma das famosas ilhas gregas, Mykonos. Paradise beach, este é o nome da praia. Sentado na areia, sob sol forte e contemplando a impressionante coloração azul da água. Momento de filosofar. De descobrir porque aquela é a terra de Pitágoras, Sócrates, Platão, Arquimedes e Aristóteles.

 

Refletir e curtir a vida, bom saber que no paraíso é assim...
























Nenhum comentário: