terça-feira, julho 08, 2008

Riga, Letônia - Um pedacinho da Rússia na Europa

População: 728.000

Dentre todos os lugares que pude visitar Riga, capital da Letônia, é a mais soviética das cidades. Prova disso é que na própria capital do país os russos constituem maioria com aproximadamente 50% da população enquanto os letonios formam algo como 40%. Assim como os outros países bálticos a Letônia sofreu sérias alterações demográficas com a invasão e domínio russo. Alguns morreram defendendo o país, outros foram enviados para defender o front russo, e muitos foram deportados para campos de concentração (durante o nazismo a população judaica praticamente desapareceu no país e no período soviético muitos opositores foram parar na Sibéria).

Nunca fui para nenhuma cidade na Rússia, mas não tenho menor dúvida que Riga é uma cidade russa com uma maquiagem européia.
- Por que uma cidade russa?
A maioria das construções datam de quando a Letônia era uma república socialista soviética. Riga concentrou as atenções de Moscou na região báltica, então diferente de Tallinn a cidade apresenta um conjunto de grandes construções e monumentos. Por causa da população russa o idioma russo é muito freqüente, assim como sua cultura, muito diferente do europeu, faz parte do cotidiano social. Carros e mais carros inexplicavelmente formando congestionamentos até mesmo em ruas menores teoricamente menos movimentadas. Nas principais avenidas da cidade o congestionamento parece bater ponto diariamente começando de manhã cedo até o final do dia. Por esses e outros fatores inexplicáveis o "sovieticismo" está no ar da cidade. Como se Riga fosse uma cidade russa.
- Por que a maquiagem européia?
Por ter sido uma cidade soviética é surpreendente a quantidade de parques e pessoas que os frenqüentam. Seja para ler um livro, encontrar amigos, fumar um cigarro, levar as crianças para brincar no playground ou simplesmente sentar e olhar a vida passar. A quantidade elevada de cafés e restaurantes sofisticados de comida internacional. Custos elevados.

Riga é ao mesmo tempo uma cidade européia, mas que dá a sensação de estar visitando a Rússia.














Mercado central da cidade, operando ainda nos mesmos moldes do período soviético. Do lado de fora uma feira de frutas, verduras, bugigangas e velharias do período vermelho.















Exposição fotográfica no centro de Riga, fotos da Letônia de 1977 e 2007, 30 anos de Letônia em fotos. Pior que muitas fotos recentes parecem tão antigas.















Nenhum comentário: