Apesar de tão velha, a capital grega não perdeu seu charme. Inúmeros foram os momentos que ela lembrou a Paulicéia desvairada, mas uma São Paulo melhorada, com uma boa estrutura de transporte público, sem violência, mas com um pouco de poluição e caos como tempero nessa salada grega.
Os Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, sem dúvidas deixou um legado muito positivo. Linhas de metrô modernas atendendo com eficiência as necessidades de turistas e moradores. Uma estrutura turística impressionante. Ver tudo isso em uma cidade do porte de Atenas é simplesmente inacreditável que São Paulo com seus milhões e milhões de habitantes tenha somente poucos kilometros de metrô em 3 linhas e uma quarta linha ligando nada a lugar nenhum.
Na base da Acrópole, sentado no teatro de Dionísio (deus do vinho), primeiro teatro de pedra construído e berço do drama, da arte dramaturgica, da tragédia e da comédia, momento de pensar em tudo que você já ouviu falar sobre a Grécia, desde as aulas de história do ginásio e cursinho até os episódios do desenho Cavaleiros do Zodíaco.
Subir o morro da Acrópole se faz necessário, subir para encontrar o fantástico Partenon, subir para ver as outras edificações da Grécia antiga que fazem parte do complexo, subir para apreciar a vista de Atenas de hoje ali embaixo pisando ali em cima na Atenas gloriosa, milenar. A Atenas dos prédios, avenidas pavimentadas e veículos automotores na sua frente e pedras, rochas, árvores e arquitetura da Grécia antiga atrás. Subir ao topo mais alto para ficar mais próximo dos deuses. Para um encontro com Zeus, Afrodite, Apolo, Ares, Ártemis, Hades, Hermes, Poseidon e todos os outros protagonistas da mitologia grega.
No berço da democracia é preciso eleger visitar uma das famosas ilhas gregas, Mykonos. Paradise beach, este é o nome da praia. Sentado na areia, sob sol forte e contemplando a impressionante coloração azul da água. Momento de filosofar. De descobrir porque aquela é a terra de Pitágoras, Sócrates, Platão, Arquimedes e Aristóteles.
Refletir e curtir a vida, bom saber que no paraíso é assim...